Treinamento Prático de Líquido Penetrante

Sabendo da dificuldade na aprovação nos exames práticos de Líquido Penetrante LP, a TREINAEND preparou para você um treinamento definitivo para sua aprovação.
O exame prático de Inspetor de Líquidos Penetrantes LP se divide em 3 etapas: Teste de sensibilidade, Ensaio de corpos de prova e Instrução técnica.
Ao participar de nosso treinamento você estará pronto para realizar as 3 etapas com toda tranquilidade e segurança que garantirá sua aprovação.
Os treinamentos ocorrem todos os dias, inclusive nos finais de semana.

Etapa 1: Teste de Sensibilidade

Nesta etapa o candidato é preparado para realizar com total desenvoltura o ensaio no bloco padrão de forma que não haja dúvidas em aprovar ou reprovar o Líquido Penetrante LP usado. O candidato será orientado em como proceder com a limpeza do bloco, como remover o LP, como aplicar o revelador, como comparar o resultado do ensaio com a fotografia do bloco ensaiado e como preencher corretamente o relatório. Esta é uma etapa relativamente simples mas que o candidato poderá incorrer em erro caso não conheça determinados “truques” ou caso não se atenha a pequenas “armadilhas”.

Etapa 2: Ensaio de corpos de prova

Esta é a etapa mais complexa e polêmica; o índice de reprovação desta etapa supera os das Etapas 1 e 3. Aqui o mínimo que se deve ter é o máximo de cuidado.

São muitos os erros que o candidato pode cometer nesta fase e avaliar e sanar estes erros através de um treinamento é de extrema importância. O ensaio por LP nos corpos de prova de junta de raiz, junta de ângulo em T e chapa com solda escondem pequenos segredos que podem se tornar grandes dores de cabeça oriunda de uma reprovação. O candidato deve se ater aos tempos de controle do ensaio, a execução correta da limpeza inicial, a aplicação do penetrante correto, a remoção e seus detalhes, a aplicação homogênea do revelador, a correta interpretação e avaliação de cada indicação, o preenchimento correto do relatório, etc. Para cada um destes itens existe a forma correta.

Esta forma correta deve ser uma habilidade a se tornar mecânica para o candidato, e só um treinamento com atenção direta a cada passo executado pelo aluno permite alcançar este nível.

O candidato deve conhecer todas as armadilhas que reprovam neste exame e realizar vários ensaios a vista do nosso instrutor, é ele que monitorará os seus passos indicando onde você está acertando, errando e porque está errando. O nosso instrutor está totalmente comprometido com a sua aprovação.

Etapa 3: Instrução Técnica

A Instrução Técnica é a elaboração de um texto que descreve os cuidados e a forma como deve ser realizado o ensaio para uma situação hipotética que é apresentada pelo examinador. Muitos alunos acham que não precisam fazer este treinamento e reprovam.

Existem na Instrução Técnica pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Saber como o examinador do CEQ julga cada situação é a diferença entre a aprovação e a reprovação.

Encontramos na internet vários exemplos de Instrução Técnica que seriam reprovadas pelo examinador, então tenha muito cuidado.

Estamos prontos a te ensinar a fazer uma Instrução Técnica totalmente correta.